sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hidratação para todos os tipos de pele

A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, pois sua principal finalidade é repor a camada de proteção da pele para que ela mantenha o teor de água adequado. As diferenças ficam por conta dos veículos e da adição de ativos com outra ação que não a hidratação.

1. Hidratação da pele oleosa ou lipídica 

Esse tipo de pele apresenta excesso de oleosidade e brilho, hiperceratinização e óstios dilatados. As formulações para esse tipo devem ter como base veículos emulsionados (O/A) seja, uma emulsão com maior quantidade de água e menor de óleo, gel ou gel creme.

2. Hidratação da pele seca ou alipídica

Esse tipo de pele é considerada desidratada, ressecada, com descamação fina, rugas finas, aspecto de pergaminho e quebradiça. As formulações cosméticas devem priorizar os veículos com substâncias emolientes e umectantes, emulsões A/O, ou seja, com maior quantidade de óleo e menos água, cuja função é manter a umidade do estrato córneo. Por causa da fragilidade desse tipo de pele torna-se necessária a indicação de cosméticos com uma maior quantidade de ativos hidratantes, nutritivos, antioxidantes e regeneradores.

Continuaremos falando sobre pele: Mista, Sensível, Acneica, Masculina e Negra.

Bibliografia

GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.  4 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2013. Pag 195

Nenhum comentário:

Postar um comentário