segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fatores que prejudicam a hidratação cutânea

Condições climáticas. O clima frio, o vento e ambientes com baixa umidade do ar tendem a deixar a pele mais seca.

Fatores ambientais como poluição, ar condicionado e ventilador também prejudicam a hidratação, requerendo uma higiene adequada e o uso de ativos que promovam a hidratação de superfície e impeçam a perda da água (umectantes e formadores de filme).

Fatores hormonais, como na menopausa, interferem na produção das glândulas sebáceas, prejudicando a formação do manto hidrolipídico.

Banhos muito quentes, esfoliações diárias e sabonetes muito abrasivos que retiram, em demasia, o manto hidrolipíco.

Pouca ingesta de água prejudica a constituição hídrica da derme e da epiderme. É na derme que os fibroblastos produzem proteínas fibrosas como: proteoglicanos, colágeno, elastina e uma substância gelatinosa que preenche todos os espaços intersticiais, os glicosaminoglicanos (GAGs). Essas proteínas e os GAGs têm grande capacidade de reter água em suas estruturas.

A insuficiência de ingesta hídrica faz com que a derme se afine como ocorre com as peles envelhecidas e, por conseguinte, prejudica também a epiderme, uma vez que esta recebe nutrição através da derme.


Bibliografia

GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.  4 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2013. Pag 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário