segunda-feira, 11 de maio de 2015

Proteção do DNA contra a radiação solar

PROTEÇÃO DO DNA MITOCONDRIAL 

Na busca incessante por novas tendências cosméticas e dermatológicas somos inundados de lançamentos e modismos, porém, nos últimos anos observamos que ativos consagrados como antioxidantes, peptídeos biomiméticos, ácidos hialurônico e vitaminas entre outros.

Os antioxidantes tem sido muito discutido nos congressos e estão presentes em todas as formulações com um posicionamento diferenciado. Além do combate aos radicais livres, notamos foco na proteção do DNA, o qual sofre ataque direto dos peróxidos lipídicos. A peroxidação lipídica é o processo através do qual as ERO agridem os ácidos graxos polinsaturados dos fosfolipídeos das membranas das células, desintegrando-as.

A radiação infravermelho, responsável pela sensação de calor que sentimos na atmosfera e que forma os radicais livres nas camadas mais profundas da pele podendo penetrar ao ponto de atingir as mitocôndrias. 

Para se ter esta ação nas camadas mais profundas o antioxidante precisa ter alta biodisponibilidade e estabilidade molecular. O antioxidante QTZ 10 é uma oxitiazolidina desenhada para combater as espécies reativas de oxigênio ROS, carbono e nitrogênio. O ativo possui uma ação anti IR-A diminuindo a formação de ROS intramitocondrial e atua na diminuição da expressão gênica da metaloproteinase responsável pela degradação do colágeno causado pelo fotoenvelhecimento.


Quando falamos em entender a fisiologia da pele sabemos que outro fator importante é o processo de respiração celular e formação de energia que estão relacionadas à mitocôndria. A Linha Biomarine utiliza essa Tecnologia QTZ 10 e seus produtos da Linha Sun Marine, entre eles o Sun Marine FPS 30 Spray Pele seca e molhada, o Sun Marine FPS 66 e o DD Cream – Daily Defense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário