sábado, 11 de janeiro de 2014

Cuidados com a pele no Verão

Verão em alta não podemos deixar de lembrar os cuidados essenciais da estação. Em uma publicação da A C Camargo, entidade referência focada em 4 pilares:  prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer.

O verão está chegando e com ele vem a tentação de passar muito tempo debaixo do sol. Mas o perigo para a pele está justamente aí. Como a exposição à radiação ultravioleta - concentrada nos raios solares - é a principal causa do câncer e do envelhecimento da pele, os cuidados diários, mesmo longe da praia e da piscina, são essenciais.

Para vencer o 
câncer de pele - tipo de maior incidência em todo o mundo -, a primeira arma é a prevenção. A principal recomendação é o uso frequente do protetor solar a partir dos seis meses de idade, uma vez que cerca de 75% da exposição solar acumulada acontece antes dos 20 anos.

Uma pele saudável no verão exige ainda hidratação constante, por meio da utilização de hidratantes e da ingestão de líquidos (2 a 3 litros por dia).

Micoses
As micoses também são um inimigo comum nessa época, principalmente em razão do aumento do suor. Em caso de coceiras ou vermelhidão, o ideal é procurar orientação médica.

Na hora de prevenir, é bom tomar alguns cuidados:
- Secar-se bem após o banho, principalmente, axilas, virilha e dedos dos pés. 
- Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo.
- Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários e saunas). 
- Evitar calçados fechados. 
- Evitar roupas quentes e justas. 
- Evitar tecidos sintéticos. Prefira sempre tecidos leves, como o algodão.

Medidas de Proteção ao Sol
- Evitar exposição solar entre 10h e 15h (16h, no Horário de Verão).
- Escolher filtro com Fator de Proteção Solar (FPS), no mínimo, 15.
- Além do protetor solar, usar chapéu e camiseta.
- Diariamente, usar protetor nas áreas expostas ao sol. Reaplicar em caso de transpiração excessiva ou prática de esportes.
- Na praia ou na piscina, reaplicar o protetor a cada duas horas e utilizar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.

Dr. João Pedreira Duprat Neto - CRM/SP 49571
Diretor do Núcleo de Câncer de Pele


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário