terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pele do HOMEM

Características da Pele Masculina

pele masculina, devido diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos. No entanto assim como a feminina ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível. 

A espessura dos pelos da face é a principal diferença entre homens e mulheres. Estes pelos são estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos) e são mais grossos e densos na região do bigode e da barba. A presença desta pilificação é uma diferença fundamental entre o sexo masculino e feminino, pois os mesmos precisam ser cortados constantemente. Também devido à existência destes pelos pode ocorrer encravamento e foliculite que é a infecção local.

 O equilíbrio entre a produção e a degradação de colágeno depende, principalmente, da etnia, do fototipo e do grau de exposição solar. Mas o sexo é outro fator que está completamente relacionado com o envelhecimento, pois a derme masculina é mais espessa e apresenta vasculatura superficial mais abundante do que a feminina. O hormônio DHEA (di-hidroepiuandrosterona) aumenta a síntese de pró-colágeno e inibe a MMP-1 da matriz, além de aumentar as concentrações de TIMP-1 (inibidor tecidual da metaloproteinase-1). A ação combinada dessas enzimas resultam no maior depósito de colágeno observado na pele masculina.

Embora haja variações na pele masculina, em ambos os sexos há diminuição progressiva da densidade de colágeno dérmico ao longo da vida e mesmo que as fibras colagênicas nos homens sejam mais densas e compactadas que mulheres, há redução do hormônio DHEA com o envelhecimento. Esse é um dos fatores responsáveis pelo envelhecimento intrínseco mais tardio, porém mais acentuado em homens.

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas. Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor aplicação do filtro solar e permeação de tratamento antienvelhecimento.

Homens com a pele oleosa devem usar géis, leites ou loções de limpeza sem óleo, produtos que regulem a produção sebácea. Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele, o chamado "efeito rebote".
Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.


Nossa dica para higienização diária para pele masculina é a Linha Control Derm A5
http://linha--biomarine.blogspot.com.br/2013/07/linha-biomarine-com-mais-novidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário