sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hidratação para todos os tipos de pele

A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, pois sua principal finalidade é repor a camada de proteção da pele para que ela mantenha o teor de água adequado. As diferenças ficam por conta dos veículos e da adição de ativos com outra ação que não a hidratação.

1. Hidratação da pele oleosa ou lipídica 

Esse tipo de pele apresenta excesso de oleosidade e brilho, hiperceratinização e óstios dilatados. As formulações para esse tipo devem ter como base veículos emulsionados (O/A) seja, uma emulsão com maior quantidade de água e menor de óleo, gel ou gel creme.

2. Hidratação da pele seca ou alipídica

Esse tipo de pele é considerada desidratada, ressecada, com descamação fina, rugas finas, aspecto de pergaminho e quebradiça. As formulações cosméticas devem priorizar os veículos com substâncias emolientes e umectantes, emulsões A/O, ou seja, com maior quantidade de óleo e menos água, cuja função é manter a umidade do estrato córneo. Por causa da fragilidade desse tipo de pele torna-se necessária a indicação de cosméticos com uma maior quantidade de ativos hidratantes, nutritivos, antioxidantes e regeneradores.

Continuaremos falando sobre pele: Mista, Sensível, Acneica, Masculina e Negra.

Bibliografia

GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.  4 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2013. Pag 195

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Água Termal e seus benefícios para peles sensíveis


Não se pode usar qualquer produto quando a pele é sensível já sabemos. Uma pele com esta característica, como o próprio nome diz, está mais propensa a sofrer com irritações e coceiras, causando assim desconforto. Por isso, deve-se respeitar a fragilidade do tecido e usar produtos  que possuem em sua fórmula, por exemplo, Água Termal - rica em minerais e bastante indicada para cuidar de peles sensíveis.

Como a Biomarine sempre se preocupa com seus clientes, a marca possui uma linha especial desenvolvida com Água Termal. O  sabonete em mousse B-Clean Thermal e o sérum hidratante facial Acqua Active Thermal são especialmente indicados para quem sofre com a sensibilidade da pele. Conheça um pouco mais sobre cada produto:  



B-Clean Thermal – Trata-se de um sabonete líquido em mousse cremosa, densa e acetinada, que proporciona limpeza única da pele, hidratação eficiente e sensação de suavidade. Mantém o equilíbrio natural da pele por possuir pH neutro. Além de Aquaporine Active, Água Thermal e Caviar, o produto agrega em sua formulação o Extrato de Portulaca, que possui ação anti-inflamatória, anti-irritante e secativa. Por favorecer a maciez da pele e contribuir para o equilíbrio cutâneo, é indicado inclusive para facilitar o barbear e a depilação.



Acqua Active Thermal – Sérum hidratante facial indicado para todos os tipos de pele. Desenvolvido com a tecnologia de silicones, tem textura leve e toque de seda. O produto libera seus princípios ativos de maneira “inteligente”, ou seja, hidrata as regiões mais secas e age superficialmente naquelas que precisam de menos hidratação. Possui Água Thermal – rica em sais minerais e oligoelementos –  que acalma as peles sensíveis e reforça as defesas naturais, além de proporcionar alto teor de vitalidade e nutrição. O Acqua Active Thermal mantém o equilíbrio natural da pele  mesmo em situações de extrema desidratação. Seu uso promove hidratação prolongada, nutrição e ação antioxidante.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fatores que prejudicam a hidratação cutânea

Condições climáticas. O clima frio, o vento e ambientes com baixa umidade do ar tendem a deixar a pele mais seca.

Fatores ambientais como poluição, ar condicionado e ventilador também prejudicam a hidratação, requerendo uma higiene adequada e o uso de ativos que promovam a hidratação de superfície e impeçam a perda da água (umectantes e formadores de filme).

Fatores hormonais, como na menopausa, interferem na produção das glândulas sebáceas, prejudicando a formação do manto hidrolipídico.

Banhos muito quentes, esfoliações diárias e sabonetes muito abrasivos que retiram, em demasia, o manto hidrolipíco.

Pouca ingesta de água prejudica a constituição hídrica da derme e da epiderme. É na derme que os fibroblastos produzem proteínas fibrosas como: proteoglicanos, colágeno, elastina e uma substância gelatinosa que preenche todos os espaços intersticiais, os glicosaminoglicanos (GAGs). Essas proteínas e os GAGs têm grande capacidade de reter água em suas estruturas.

A insuficiência de ingesta hídrica faz com que a derme se afine como ocorre com as peles envelhecidas e, por conseguinte, prejudica também a epiderme, uma vez que esta recebe nutrição através da derme.


Bibliografia

GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.  4 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2013. Pag 32