quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Formas de bronzeamento e seus cuidados

Verão, dias de roupas leves que deixam o corpo mais a mostra e a cor da estação é o bronze. Obter o bronze desejado nem sempre é fácil no método tradicional. Ficar horas exposto ao sol correndo riscos de queimar a pele e por isso muitos buscam recursos extras, como  bronzeamento artificial para ficar com a pele dourada e aproveitar o máximo do verão.

O bronzeamento artificial inclui vários recursos, tais como câmaras de bronzeamento, pílulas de bronzeamento, spray's e loções de bronzeamento. Muitas pessoas optam por trocar o bronzeado do sol pelo artificial, achando ser opção mais segura. Não só por isto, mas também pela praticidade e rapidez com que a pele fica bronzeada.

Porém, estudos mostram que muitos métodos de bronzeamento artificial podem causar uma série de malefícios para a pele, principalmente as câmaras de bronzeamento artificial.  As lâmpadas de bronzeamento artificial usadas nestas câmaras imitem a luz solar e proporciona uma dose intensa e concentrada de raios ultravioleta (98% de UVA e 2% de UVB).  Além disto, se essas câmaras não forem devidamente limpas pode causar a propagação de infecções, sem contar que máquinas de bronzeamento estão proibidas pela Anvisa.

Os danos da irradiação são cumulativos e podem se manifestar somente após alguns anos. Também é interessante o consumidor reconhecer o seu tipo de pele para saber se pode passar por sessões de bronzeamento artificial. Por exemplo, pessoas que possuem pele muito clara tendem a sofrer reações de queimadura facilmente e o diagnóstico do tipo de pele é fundamental em clínicas que oferecem este tipo de bronzeamento.

Pílulas de Bronzeamento - para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas, criaram-se uma nova forma de bronzeamento artificial, as chamadas pílulas de bronzeamento. Estas contêm cantaxantina, um carotenóide comumente usado como corante aditivo em certos alimentos. Após o consumo destas pílulas, a pele fica com a cor laranja-marrom. Porém estas pílulas têm sido relacionadas com o aparecimento de algumas doenças tais como hepatite e retinopatia cantaxantínica. Efeitos colaterais, incluindo danos ao sistema digestivo e na superfície da pele também foram percebidos com o uso da pílula.

Loções e Spray's de Bronzeamento - há também as loções e spray's de bronzeamento que contém dihidroxiacetona (DHA) como ingrediente ativo. O bronzeado por meio destes produtos acontece devido à interação do DHA com as células mortas da pele. O bronzeado é temporário e irá desaparecer em torno de alguns dias.
Os aceleradores de bronzeamento artificial, disponíveis como cremes e pílulas, também são muito utilizados. Estes produtos contêm um aminoácido chamado tirosina, que estimula e aumenta a formação de melanina, acelerando o processo de bronzeamento. Estes produtos são usados em conjunto com a exposição dos raios ultravioletas, para se adquirir o bronzeado almejado.

No programa Bem Estar da Rede Globo apresentado no dia 10 de janeiro, abordou os cuidados com o bronzeamento artificial. A Dra Márcia Purceli, Dermatologista e Consultora do programaorienta que existe apenas três produtos regulamentados, que são o bronzeamento a jato, o autobronzeador e os hidratantes que bronzeiam – todos eles têm DHA, uma substância que reage com a queratina na pele, dando a cor.

Fonte

sábado, 11 de janeiro de 2014

Cuidados com a pele no Verão

Verão em alta não podemos deixar de lembrar os cuidados essenciais da estação. Em uma publicação da A C Camargo, entidade referência focada em 4 pilares:  prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer.

O verão está chegando e com ele vem a tentação de passar muito tempo debaixo do sol. Mas o perigo para a pele está justamente aí. Como a exposição à radiação ultravioleta - concentrada nos raios solares - é a principal causa do câncer e do envelhecimento da pele, os cuidados diários, mesmo longe da praia e da piscina, são essenciais.

Para vencer o 
câncer de pele - tipo de maior incidência em todo o mundo -, a primeira arma é a prevenção. A principal recomendação é o uso frequente do protetor solar a partir dos seis meses de idade, uma vez que cerca de 75% da exposição solar acumulada acontece antes dos 20 anos.

Uma pele saudável no verão exige ainda hidratação constante, por meio da utilização de hidratantes e da ingestão de líquidos (2 a 3 litros por dia).

Micoses
As micoses também são um inimigo comum nessa época, principalmente em razão do aumento do suor. Em caso de coceiras ou vermelhidão, o ideal é procurar orientação médica.

Na hora de prevenir, é bom tomar alguns cuidados:
- Secar-se bem após o banho, principalmente, axilas, virilha e dedos dos pés. 
- Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo.
- Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários e saunas). 
- Evitar calçados fechados. 
- Evitar roupas quentes e justas. 
- Evitar tecidos sintéticos. Prefira sempre tecidos leves, como o algodão.

Medidas de Proteção ao Sol
- Evitar exposição solar entre 10h e 15h (16h, no Horário de Verão).
- Escolher filtro com Fator de Proteção Solar (FPS), no mínimo, 15.
- Além do protetor solar, usar chapéu e camiseta.
- Diariamente, usar protetor nas áreas expostas ao sol. Reaplicar em caso de transpiração excessiva ou prática de esportes.
- Na praia ou na piscina, reaplicar o protetor a cada duas horas e utilizar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.

Dr. João Pedreira Duprat Neto - CRM/SP 49571
Diretor do Núcleo de Câncer de Pele


Fonte

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Seja Bem Vindo 2014!

Raiou o novo ano e, como sempre, não dá para deixar de fazer a tal listinha de promessas: planejar uma nova série de atividades, iniciar um regime, criar um programa de exercícios, matricular-se naquele curso que vai dar um Up na carreira e o que não pode faltar, remanejar o tempo para estar mais próximo de quem mais amamos.

O que vamos fazer? Cada um tem os seus objetivos e o inicio de ano sempre é a engrenagem que falta para nos impulsionar para a realização.

Vivemos a era da informação, o conhecimento está à disposição de todos, mas o Sucesso é para quem está disposto a ousar e não se deixa abalar pelos desafios.

Para trás ficou 2013, muitas conquistas, algumas perdas e que nos restou? Experiência e maturidade para fazer de 2014 um ano melhor.


Seja Bem Vindo 2014 todos os dias até que raie 2015 com novas conquistas.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Caviar, iguaria luxuosa rico em benefícios para pele

A forte tendência da atualidade voltada para a beleza fez surgir uma nova geração de cosméticos. Elaborados com matérias-primas cada vez mais sinérgicas e biocompatíveis, os novos ativos ampliam as suas ações e cumprem o que prometem.

Um bom exemplo é o Caviar, nome usado para designar as ovas de algumas espécies de peixes da família Acipenseridae, que desde tempos muito remotos é considerada uma comida luxuosa, sinônimo de riqueza e distinção.

O gosto por essas ovas se iniciou com os persas e durante a idade média. O caviar era servido como uma iguaria sofisticada, o manjar predileto nas mesas de reis e da aristocracia.

Ao longo da história, diversos personagens importantes deixaram seu testemunho sobre esse alimento considerado ao mesmo tempo uma iguaria deliciosa e luxuosa.

O papa Julio II santificou o Caviar, e Shakespeare chega a menciona-lo em Hamlet, simbolizando a apreciação de algo extremamente bom.
Dentro deste contexto, o Extrato de Caviar é faz parte da mais nova sensação em cosmético multifuncional da Europa. Rica em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais, o Extrato de Caviar se revela perfeita para conservar a vitalidade da epiderme.


A Biomarine utiliza, através da biotecnologia marinha, o Caviar oferecendo um toque de glamour aos seus dermocosméticos inovadores, feitos com ativos de última geração, para tratar o corpo e a face.